Vamos primeiramente conceituar o protótipo e também saber como começou.
Protótipo é um modelo seja ele em escala, ou não, para que se faça testes antes de seu lançamento na vida real. Este tipo de trabalho é muito utilizado em indústrias que tem um apelo forte em P&D( pesquisa & desenvolvimento) ou aquelas empresas que vislumbram ter o produto final para testes antes de lançar a versão acabada do mesmo.
Sua história vem da década de 80 onde se tentava colocar de maneira tridimensional utilizando um programa de computador chamado CAD( Computer Aided Design), ou seja engenharia assistida por computador, e os modelos neles criados eram denominados protótipos rápidos.Atualmente defini-se prototipagem rápida a todos os métodos que se utilizam dos modelos CAD para gerarem uma cópia física de seus produtos em um curto espaço de tempo. Mais para frente iremos falar dos diversos CAD existentes no mercado.
Devemos ainda nos ater neste texto aos métodos para gerar a cópia física, que normalmente em engenharia são utilizados e denominados CAM(Computer Aided Manufactoring), traduzindo, manufatura assistida por computador. Uma vez o modelos advindos do CAD os mesmos são processados em softwares que os "codificam" através de um código de programação chamado código G, este por sua vez situa cada uma das suas respectivas coordenadas cartesianas X,Y e Z para a máquina poder atuar, programando assim os devidos cursos de atuação .
As máquinas que atuam por comando numérico provenientes deste código G dá-se o nome de CNC, controle numérico por computador, e agora sim para ficar tudo mais claro seus principais exemplos são:
- Torno;
- Fresa;
- Jato dágua;
- Furadeira;
- IMPRESSORA 3D ( utilizamos esta tecnologia ao fazermos os slices das camadas de impressão).....
Fonte: Impressão3dprinter, bestriders, revistagalisteu.