Home » AvioAero »
blades »
EBM »
EMR3 »
EMR3Brasil »
EMR3D »
GE Aviation »
IMpressão Metal »
Impressora3d »
laminas
» Impressão 3d na Aviação.
Muito já se sabe que impressão 3d é e será um campo muito vasto de estudos e de produção de peças tanto para diversão quanto industrial, mas quando falamos de peças em que vidas estão em jogo, como as do componente de um avião, ainda temos certas restrições em aceitar. Este post tem mais para mostrar que o avanço desta tecnologia já esta muito além do que imaginamos.
A empresa GE Aviation decidiu recentemente fazer bicos de combustível de motor utilizando técnicas de fabricação aditivada, em outras palavras utilizando impressoras 3D. Esta fábrica se localiza em Auburn, Alabama, veja este link. Com esta iniciativa ela pretende criar a primeira fábrica no setor de propulsão a jato dedicada à produção em massa de componentes por impressoras 3-D.
Seguindo nesta direção, outra empresa, e também parceira da GE Aviation, a AvioAero, também apostou neste segmento de mercado e produziu uma nova impressora que utiliza um feixe de elétrons acelerados por um canhão elétrons de 3 quilowatts, o chamado processo EBM(Eletro Beam Melting), o qual funde camadas para formar lâminas de um pó de titânio. Isto proporciona a capacidade de produzir lâminas quatro vezes tão espesso quanto a fabricação tradicional. Este processo garante um aumento
10 vezes maior do que os feixes convencionais de laser permitem. Com o aumento do poder, lâminas do estagio 7 do motor a reação de um avião poderão ser produzidas a um ritmo mais rápido e com melhor qualidade.
Muitas empresas estão recebendo investimentos pesados nesta direção. Muitos parque fabris estão sendo criados para que a produção neste setor se desenvolva muito rapidamente, e quando uma tecnologia começa a receber estes tipos de investimento é porque não significa apenas um febre, mas sim uma garantia de que este processo é altamente confiável e possui um retorno real para o investidor. Não estamos falando apenas de lâminas de motores mas uma diferenciação no modo de como uma produção pode ser realizada com alta tecnologia, qualidade, rapidez e eficiência.
Deixo abaixo o vídeo da GE demonstrando todo o processo, bem como falando de outras peças e do "futuro" que imaginamos já está presente nos dias de hoje. Será que a frase do Sr Gregg Morris da empresa GE Avition disse é verdadeira, "O céu é o limite"?
Abraço
Equipe EMR3D