Home » 3dprinter »
CNC »
EMR3D »
FDM »
LOM »
Prototipo »
SLA »
SLS »
SRP »
VCM
» Métodos de Prototipagem
Dando continuidade ao post anterior onde falamos um poco de onde podemos aplicar a impressão 3D, veja o link, vamos agora abordar um pouco sobre quais os processos de prototipagem. Vamos demonstrar quia são e em outros posts iremos mais fundo em cada uma delas.
Para iniciar devemos saber que ao estarmos com a parte de CAD toda pronta podemos confeccioná-lo de duas formas diferentes: através da retirada de material ou da adição de material. Claro, não sejamos tão radicais, podemos utilizar as duas formas dependendo da utilização e complexidade do produto, e nada melhor do uma visualização, vejamos a figura ao lado e o texto explicativo de cada uma das tecnologias:
1. Deposição de Material
Como o nome já diz faremos o protótipo em máquinas que adicionam materiais em camadas, e para isso diversos processos poderão ser utilizados. Nós na EMR3D acreditamos que para cada peça existe um processo ideal, e por isso vamos conhecê-los para sabermos utilizar corretamente.
1.1. Sinterização a Laser Seletivo (SLS)
Construção de superposição de camadas de polímeros em pó que são ligadas quimicamente através da adição de calor gerada por um emissor de laser, onde é então solidificada. Um polímero muito utilizado atualmente é o Nylon.
Esquema de atuação:
Vídeo exemplo:
1.2. Estereolitografia (SLA)
Construído através de superposição de camadas onde a solidificação de uma resina fotossensível é feita através de raios UV.
Esquema de atuação:
Vídeo exemplo:
1.3. Laminated Object Manufactoring (LOM)
Neste processo várias camadas de lâminas de adesivos, plastico ou metal são cortadas através de uma faca ou cortador a Laser, com o intuito criar o modelo.
Esquema de atuação:
Vídeo exemplo:
1.4. Impressão Tridimensional (3D Printing)
Este método de prototipagem utiliza o conceito atual de impressão em maquinas convencionais de papel, diferenciado que ao invés de termos um cartucho com tinta, temos aglutinante, o qual é depositado sobre uma fina camada de pó de polímero ou cerâmica.
Esquema de atuação:
Vídeo exemplo:
1.5. Fuse Deposition Modeling (FDM)
Este processo de aditivação é realizado através da extrusão de uma filamento plastico, aquecido com o cabeçote em movimento no eixo plano de coordenadas XY.
Esquema de atuação:
Vídeo exemplo:
2. Remoção de Material
Este processo é o método inverso da aditivação onde começamos com um bloco de material e através de desbaste em máquinas CNC chegamos ao produto final. Existe aqui uma pequena diferenciação, não de processo mas de tamanho, onde um é utilizado para confecção de objetos metálicos e ou ferramentais em aço e outro são equipamentos menores podendo até mesmo serem utilizados em escritórios, são eles respectivamente VCM(Vertical Machining Center) e o SRP( Substrative Rapid Prototiping)
2.1 VCM (Vertical Machining Center)
Exemplo
Video Demosntrativo
2.2 SRP (Substrative Rapid Prototiping)
Exemplo
Video Demonstrativo
Cheguei ao final de mais um post, sei que este foi um pouco extenso mas acredito que tenha sido bem explicativo, em próximos posts faremos algumas comparações entre os métodos de aditivação.
Abraço
EMR3D